domingo, 23 de janeiro de 2011

O MUNDO DE SOFIA

O mundo de Sofia é um romance escrito por Jostein Gaarder, publicado em 1991.
O livro apresenta o desenvolvimento social, cultural e histórico do mundo ocidental por meio de sínteses dos pensamentos de grandes filósofos. É uma introdução à Filosofia que tem como público alvo os adolescentes, portanto a linguagem é simples, direta e objetiva.

Em todo o livro há a preocupação de esclarecer conceitos filosóficos complexos por meio de exemplos simples do nosso dia-a-dia, o que facilita, e muito, a compreensão desses conceitos.

O estudo filosófico ocorre em meio a uma narrativa com enredo envolvente e misterioso, especialmente desenvolvido para atrair a atenção e curiosidade dos adolescentes e tem como personagens principais: Sofia Amudsen e Alberto Knox / Hilde Møller Knag e Albert Knag.

O que assusta no início é o “tamanho” do livro, são 547 páginas que contam, em capítulos, a história de Sofia e seu professor de filosofia, Alberto Knox; e de Hilde e seu pai, o major Albert Knag. No entanto, ficamos tão envolvidos com a leitura que não nos preocupamos com sua extensão.

É um livro que todo aluno de Ensino Médio deveria ler, pois apresenta informações importantes para a construção do conhecimento sobre o mundo ocidental, o “nosso” mundo. Nos leva a refletir sobre quem somos, como chegamos até aqui, do ponto de vista do desenvolvimento histórico e cultural de nossa sociedade, e contribui para a formação de opiniões pessoais a partir de reflexões e fatos apresentados, o que é indispensável ao jovem do século XXI, principalmente aos que querem se sair bem em um vestibular muito concorrido.

Deixo aqui uma sugestão de uma indispensável leitura e peço que reflitam sobre o que disse William Shakespeare no século XVI, na voz de Hamlet, um de seus principais personagens, e que ainda é muito atual, apesar de todo desenvolvimento científico e tecnológico:

“Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário