sábado, 14 de maio de 2011

A linguagem que impressiona

7 dicas vindas do cinema, da literatura, da publicidade e até da política que são capazes de dar molho ao seu texto

Mudar o eixo em que as coisas são apresentadas está no cerne do texto bem escrito. O raciocínio comum funciona dentro de um quadro de referências aparente e familiar. O texto que impressiona diz algo além do que está na superfície, associa o domínio inicial de um problema a outro quadro de referência. Há sempre o que é dito e o que é realizado, a diferença entre o que é enunciado e a enunciação (o que se comunicou, de fato).

E isso vale para a ficção e para o texto argumentativo. A história da cultura, da literatura, do cinema, da publicidade e até da política nos legaram muitas lições sobre como impressionar um leitor. Nas páginas que seguem, sete dicas de variadas fontes podem ajudar o redator a romper com as expectativas e conquistar algo mais do que o esperado. A transposição inesperada de uma qualidade para uma realidade outra é feita ao se recombinar coisas já existentes em outros contextos, dando-lhes novas finalidades - ou ao se modificar o jogo das coisas no momento em que se relacionam. 



Conferiam as 7 dicas:  http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12292

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