sábado, 14 de maio de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO

Ser humano – Universo único

Desde muito cedo, as crianças são inseridas na sociedade quando passam a frequentar a escola. Nessa instituição de formação escolar que acompanha o desenvolvimento do caráter dos indivíduos, é natural a ocorrência de diferenças entre os que ali convivem.
Manter a ordem e conviver em harmonia dentro desse espaço, que deveria ser referência de educação em seu sentido mais amplo, tem sido uma tarefa difícil e raramente cumprida, é o que apontam os noticiários quando se trata das escolas brasileiras. Professores reféns de alunos, violência de uns para com os outros e desrespeito às regras de convivência têm manchado o sistema educacional do país, contribuindo, sem dúvida, com sua colocação em 53° lugar no ranking do Programa Internacional de Avaliação, segundo dados publicados na Folha de São Paulo.
Quando se diz violência, não se inclui apenas conflitos físicos, mas agressões verbais, chacotas e tudo aquilo que ultrapassa os limites da liberdade alheia, tendo como resultado sequelas muitas vezes irreparáveis às vítimas, gerando mais violência e infelicidade.
A grande dificuldade está na questão de não se saber conviver e respeitar as diversidades culturais, ideológicas, religiosas, sexuais, de padrões físicos presentes e latentes em nosso meio. O primeiro passo para a harmonia na escola e uma sociedade mais justa é descortinar o preconceito, o julgamento e a intolerância a tudo aquilo que consideramos ser diferente; já que todos somos, pois cada ser é um universo único.
Texto da aluna Júlia Rebecca, 3ª. série do EM, colégio Passo a Passo/ Dom Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário